sexta-feira, janeiro 12, 2007

Conhecimento Gnóstico : Parte I

EGOS: OS INIMIGOS OCULTOS DO HOMEM

"Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz." Romanos 7:19-20

Quando uma criança pequena tem o vício de comer barro, um adulto entendido logo constata que ela está com vermes. Porém, a criança que de vez em quando sente uma vontade irresistível de comer um pedacinho de tijolo ou barro não crê está sendo vítimas das vermes. Um pensamento lhe vem a mente que a faz lembrar que já é hora de satisfazer a vontade, ela chega a sentir água na boca, sua psique naquele instante é direcionada para aquele propósito, e enquanto ela não satisfaz estes desejos, eles se negam a deixá-la em paz. Quando ela se satisfaz comendo barro, sente-se aliviada até que uma nova onda de desejos invada novamente sua mente, sentimentos, emoções e até seu sistema digestivo, glândulas salivares e etc. Parece um problema fácil de se resolver, entretanto, muitas crianças tem morrido de verminoses generalizadas, por falta de um adulto que a oriente e a conduza a um tratamento eficaz, e, a criança por sua vez, não sabe procurar tratamento sozinha, pois, sequer sabe que está doente e não imagina que aquela vontade crescente de comer porcarias venha das vermes e não dela. Em suma, ela não se trata porque não sabe que está sendo vítima das vermes.
Assim os Egos também são vermes espirituais instaladas nos vários níveis de consciência do Ser. Entretanto, os Egos possuem inteligência porque quando foram plasmados por nosso próprio desejo passou a ter vida graças a uma pequena fração de essência que ficou aprisionada dentro dele. Essa essência que é divina concedeu ao Ego algumas faculdades de consciência, porém, sob o ponto de vista do Ego sua individualidade e noção limitada de existência é reflexo de sua ignorância de que sua essência faz parte de um todo, de que, aquilo que ele é de verdade é uma fração do Ser que o Criou: Você!
Imagine-Se como uma porção de Perfume, de início Ele fluía livremente sem nenhuma limitação, mas por obra do destino com sua descida até os mundos da forma dividiu-se em vários fragmentos e em vários níveis de existência. A medida que estes fragmentos do Ser foram se identificando com suas formas, o sentimento de separação da Fonte foi se robustecendo cada vez mais, caiu-se então num círculo vicioso mecânico e a fragmentação do Ser continuava progressivamente. A essência íntima do próprio Eu (fragmento do Ser) foi sendo fragmentada / aprisionada plasmando os Egos gerados pelos desejos que nasciam do fascínio da ilusão material. Então, a essência livre, ou seja, aquele perfume original que dá ao Ser as qualidades divinas foi sendo enfrascado pelos egos à medida que o Homem (Eu fragmento do Ser) plasmava seus pecados desde os planos mais sutis aos mais densos.
Analisando sob o ponto de vista mental vê-se uma guerra entre: (essência livre = Ser) X (essência aprisionada = Eu/Ego), onde o Ser anseia por estar Uno novamente, porém, o Ego protegido por seu amor-próprio resiste ao auto-sacrifício para que a essência do Ser se libere e retorne a Fonte, aliás, por instinto o Ego quer se fortalecer e se multiplicar, e como qualquer animal teme a morte.

Fig.1 - A Árvore da Morte/Vida
Imagine o Ego como o soldado de um exército que obedece a um general, ou seja, cada Ego é como uma radícula pertencente a uma raiz maior (Cabeça de Legião) que por sua vez tem a luxúria como a mais poderosa. Compare o lado da morte desta figura com a besta-fera de sete cabeças do apocalipse.
Como, tal qual é embaixo é acima. E o seu paraíso é o seu coração. Sua vida é um reflexo de todas suas virtudes (Ser) e defeitos (Egos). E por isso que se diz: "que uma árvore boa não pode dar frutos ruins e nem uma árvore ruim dar frutos bons". Jesus Cristo


Existe uma multidão de Egos dentro do universo humano, ou seja, no seu coração onde João Evangelista dizia estar o reino dos céus é o seu próprio micro-universo onde lá Você é o Criador. E, cada vez que fascinado com os objetos dos sentidos plasma um desejo, dando à ele forma e sentimentos, no plano mental se cria um Ego - uma criatura que agora vive dentro de você graças a doação de uma parte de sua essência que estava livre. Cada vez que se alimenta o Ego permitindo ele agir, ele se robustece até ir se densificando e povoar várias dimensões (ouvi dizer que na Itália uma moça alimentou um Ego com tanta energia mental, emocional e sexual que plasmou ele no físico). Resumindo o Ego é um vampiro que você mesmo crio para chupar tuas próprias energias mentais, emocionais, psíquicas e sexuais, é uma criatura que agora existe no seu micro-universo e que não vai querer morrer a menos que se tenha uma razão muito boa (para ele é claro), pois afinal, não se esqueça que os Egos também pensam, possuem sua própria mente formada a partir de um fragmento da sua.
Os Egos misturam-se tão habilmente aos pensamentos, sentimentos e emoções humanas que no geral passam desapercebidos, pois, quando no controle da máquina humana faz com que o portador desse ego compartilhe com ele os mesmos prazeres, sentimentos e emoções. O que dá erroneamente a maioria das pessoas a falsa impressão de que um vício, uma mania, um cacoete é facultado por seu puro livre-arbítrio sem se dar conta de que uma criatura está se aproveitando de suas energias ocultamente. Por exemplo, um Ego da ira fica formigando dentro da pessoa pra "soltar o verbo" e às vezes ele se combina com um Ego do orgulho pra pessoa "mostrar o seu valor" e "não levar desaforo pra casa", no entanto, quando acabada a discussão o Ego por sua vez saiu forte e alimentado enquanto a pessoa em si saiu bastante desgastada energeticamente, emocionalmente desequilibrada e fisicamente abatida às vezes tremelicando e com os ácidos estomacais à flor da pele.
É um engano pensar que os Egos são todos demônios ou monstrinhos, apesar do que, em algumas vezes a pessoa se assombra com o que vê dentro de si, porém, na maioria das vezes os Egos vivem com você numa relação de amizade e apego. Existem Egos fascinantes: poetas, pintores, músicos, mágicos, galanteadores, cavalheiros, dançarinos, palhaços, desavergonhados, puxa-sacos, procrastinadores, voyeur, intimidadores, fugidios, questionadores, coitadinhos, etc... Tem ego para todos os gostos e idades, muitos deles foram plasmados em outras existências ou até em outros mundos. Mas lembre-se! Todos eles provêem de uma raiz principal donde a luxúria e a mais forte (ver fig. 1), e o amor próprio (auto-piedade) o seu escudo e a sua fortaleza. Alguns se fortaleceram tanto dentro de uma pessoa que ficou incorporado em sua personalidade (Ex: alguns cacoetes que a pessoa incorpora com tanta dedicação que ficam fazendo parte de sua personalidade patente).

Fig. 2 - Representação do Ser humano

Diz-se que a proporção em uma pessoa comum é de 97% de essência aprisionada (Ego) e de somente 3% de essência livre (Espírito Santo), sendo assim, a maioria das pessoas não percebe os poderes de sua essência livre (intuição, clarividência, telepatia e etc). No geral estão adormecidas em seus atributos do Espírito.

Para maiores informações acessar os links abaixo:
http://www.divinaciencia.com/mist.php
http://geocities.yahoo.com.br/nielsen_quintino/morte_dos_eus
http://www.gnosis.org.br/_sawpage/palestra/port/Sab_Ser.htm

1 Comments:

At 1:22 PM, Blogger Paulo said...

QUANDO ENTREI NESTA PÁGINA , RECEBI A COMPROVAÇÃO DE MINHAS PRÓPRIAS TEORIAS , AS QUAIS VINHAM SE ESCLARECENDO ATRAVÉS DE MEUS ANOS DE EXISTÊNCIA , NOS QUAIS EU ME ENCONTRAVA SÓ COM MINHAS PRÓPRIAS TEORIAS ! ! ! QUERO MANTER CONTATO MAIS ESTREITO COM MENTES QUE BUSCAM A LUCIDEZ REAL QUE AO MEU VER ; É O SER UNO QUE NÓS SOMOS . LIBERTEMO-NOS , PORTANTO DAS LEGIÕES , O NOSSO ÚNICO INIMIGO COMUM ! ! ! . . .

 

Postar um comentário

<< Home