terça-feira, janeiro 12, 2010

Matéria e Energia

No estudo de partículas elementares, os blocos estruturais da construção dos átomos os prótons, elétrons e neutros, na concepção geral, eram imaginados como bolinhas sólidas e que por esta razão seria possível a construção de objetos sólidos e compactos a partir dos elementos atômicos. Porém, em 1924 um físico francês chamado Louis de Broglie começou uma revolução nesse campo da constituição da matéria e propôs a existência do que chamou “ondas de matéria” que consistia na hipótese de que o comportamento dual onda-partícula da radiação eletromagnética (luz) também se aplicava à matéria. Assim como o fóton tem associado a ele uma onda luminosa que governa seu movimento, também uma partícula material, como o elétron, o próton e o nêutron, teriam associadas a essas partículas uma onda de matéria que governa seu movimento. Sendo em seguida apoiado por Albert Einstein que notou a validade e a importância dessa teoria, chamando para ela a atenção da comunidade científica da época.

O universo de até então conhecido, era composto unicamente de matéria e radiação, encontrara uma grande simetria da natureza, mostrando que a radiação que supomos ser energia pura comporta-se, em alguns aspectos, como partículas materiais de aspectos sólidos e, em outros casos, como ondas de energia pura. Contudo, notamos que, pela hipótese de de Broglie, a matéria passa a ter um comportamento idêntico.

Isso nos leva a pensar na natureza única de todos os elementos que compõem o universo que conhecemos, ou seja, nos traz de volta a discussão sobre a unidade de todas as coisas. Neste item, estaremos vendo que os físicos descobriram que a própria matéria que, julgávamos algo sólido e duro, também possui uma característica ondulatória. E o que na atualidade através de teorias e pesquisas como a Teoria das Supercordas, já estamos encarando o universo de modo multidimensional. A Matéria não é tão sólida quanto parecia e a energia não é tão inconsistente quanto se pensava, o universo e tudo quanto nela há se fundem no que diz respeito a sua essência fundamental, intrinsecamente a matéria e energia estão as supercordas ou ondas unidimensionais de freqüência, ou seja, no princípio é o Som...ou melhor, “no princípio era o verbo”.